A série Crossroads homenageia o estilo e o som dos instrumentos clássicos da América dos anos 1930. Os anos 30 foram uma época de dificuldades em todos os EUA, com a Grande Depressão deixando as comunidades de joelhos e a luta e a dor da pobreza e da fome registradas em jornais e diários e, claro, em músicas, em todo o país. Alguns dos que hoje são considerados os melhores e mais influentes músicos do mundo criaram um som rítmico durante esses anos e cantaram seus problemas, um som que hoje consideramos o blues.
Para criar um instrumento que evoque esses valores tradicionais, tantas vezes esquecidos em nossa sociedade moderna, nós da Tanglewood tivemos que contratar os serviços de um luthier muito especial, ninguém menos que Michael Sanden, o homem por trás da Tanglewood Masterdesign. Michael é o criador da empresa Sanden Guitar na Suécia e agora o consultor-chefe de design da Tanglewood Guitars.
Ele queria fazer um violão que pudesse ter o som que qualquer músico, profissional ou amador pudesse apreciar e exigia que os perfis de braço e contorno da ponte e incrustação de trastes fossem implementados sem levar em conta o preço de fabricação, para refletir orgulhosamente a personalidade da Tanglewood.